Home › Atrações Turísticas

Passeios Ecológicos

Arquipélago de Abrolhos

O primeiro homem a citar o arquipélago, Américo Vespúcio, o sábio das artes náuticas que guiou a expedição de 1503 chefiada por Gonçalves Coelho, já se preocupou em registrar os perigos na área. Foi ele que anotou numa carta: "Quando te aproximares da terra, ABRE OS OLHOS"- o nome Abrolhos surgiu de uma corruptela desse alerta, com boa dose de sotaque português.

No dia 06/04/1983, 480 anos após o seu descobrimento, foi criado o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil, o de Abrolhos. Sem dúvida alguma um lugar abençoado por Deus, um paraíso aqui na terra; que possui uma grande diversidade de fauna marinha, com inúmeras espécies de peixes, moluscos, corais, esponjas, tartarugas marinhas e outros mais. Além de algumas aves (atobás, trinta-reis, fragata, grazina e benedito), onde em determinado período do ano (julho a novembro) pode-se observar as Baleias Jubarte, que procuram a região para se reproduzir.


Ilha de Coroa Vermelha

Ilha arenosa de pequeno porte, localizada à 1h30 de escuna do porto de Nova Viçosa, muito atraente com sua peculiar formação de depósitos de recifes de corais, topo de um antigo recife de coroa, em pleno Oceano Atlântico. Na maré baixa, ocorre o aparecimento de várias piscinas, o que proporciona a visualização de exóticas espécies marinhas com peixes coloridos, algas, estrelas do mar e tartarugas, dentre outras.


Ilha de Barra Velha

Um inesquecível encontro com a natureza, formada por manguezais, restingas e Mata Atlântica. São 15 minutos de lancha pelo rio Peruípe, contemplando as famosas ilhas de mangue, com grande variedade de aves e rica fauna marinha. Opção segura para quem gosta de caminhadas, trilhas e privacidade.

Pontos Turísticos

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Edifício com programa constituído de nave, capela-mor, torre com acesso externo e terminação piramidal. Há uma pequena sacristia, ao lado da Epístola. O corpo principal, correspondente à nave, é vazado por porta central e três janelas, ao nível do coro, todas com vergas abauladas. Frontão recortado coroa o corpo principal. A torre tem porta de acesso, encimada por janela, ao nível do coro, e sineira, todas em arcos plenos.

Data de criação: Final do século XVIII

Mantenedor: Diocese


Casa de Câmara e Cadeia

Edifício desenvolvido em dois pisos. Apresenta planta retangular. O frontispício, enquadrado por cunhais e cornijas, é encimado por um frontão triangular, no centro do qual estão as armas da República. No térreo, há porta com verga em arco abatido, flanqueado por duas janelas guarnecidas por grades de ferro. No pavimento superior, há cinco janelas em arcos plenos.

Data de criação: Final do século XVIII

Mantenedor: Secretaria Municipal de Turismo


Estação Ferroviária de Helvécia

A estação de Helvécia foi inaugurada em 1897. Desativada em 1966, o prédio ainda existe e atualmente está no distrito do mesmo nome. Recebeu este nome devido a uma grande fazenda, de propriedade de um suiço, que se localizava onde é hoje a localidade de Helvécia, antiga Colônia Leopoldina. Em 2006 era um posto telefônico e abrigava também um pequeno museu sobre a colônia.

Data de criação: 1897

Mantenedor: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa


Sobrado do Porto

Sobrado de planta retangular. Fachada principal, emoldurada por cunhais e cornija, é vazada, no térreo, por uma porta e duas janelas, e no pavimento superior, por quatro janelas, guarnecidas por caixilharia em guilhotina. O salão frontal é flanqueado por duas janelas. Todos os vão possuem cercaduras com vergas abauladas.

Data de criação: Final do século XVIII

Mantenedores: Herdeiros de Tula Chaves Pereira

Praias

Praia do Lugar Comum

Praia urbana, point de jovens, de ondas fracas mornas, areia batida e branca, com verdes coqueirais. Uma das mais frequentadas pelos turistas e pela comunidade.


Praia do Pontal da Barra

Próxima ao centro de Nova Viçosa, na avenida Beira Mar, localiza­se esta praia tranquila, que possui um ancoradouro de pequenas embarcações. As águas são turvas por causa do rio Peruípe que desagua no mar.


Praia do Pau Fincado

Praia reta, situada no perímetro urbano, de ondas fracas e areia batidas. Uma das mais frequentadas, reúne barracas de petiscos e algum artesanato em madeira.


Praia da Costa do Atlântico

Praia deserta de ondas fortes, com muitos coqueiros, distante do centro urbano, refúgio de tartarugas marinhas. Boa para pesca do robalo e do camarão.


Praia Sabacuí

Situada a 2 km da sede, possui água limpa e areia clara. Enseada de ondas mansas, extensa, com búzios sobre areia fina e solta. Encontro do rio Sabacuí com o mar, formando grandes depósitos de areia (dunas). Possui barracas que funcionam na alta temporada.


Gostaria de ver seu estabelecimento aqui no site?